segunda-feira, 1 de março de 2010

O que é uma hashtag e como você pode utilizá-la

Já percebi que vários novatos num primeiro momento tem a ideia de que a hashtag ou tag (etiqueta em português) é um bicho de sete cabeças. O engraçado é que a hashtag - aquela palavrinha precedida de “#” - é tão fácil, tão fácil que chega a ser difícil explicar tamanha a simplicidade.

Pra que serve a #hashtag?

As palavras são iniciadas por sustenido (#) para facilitar o acompanhamento dos tweets por temas de interesse.

Como criá-la?

Se você quiser incluir o seu tweet junto aos tweets de outras pessoas que estão discutindo sobre o mesmo tema, basta digitar o “#” seguido do assunto que está em pauta e, prontinho, a hashtag está criada. Simples assim.

Como rastreá-las?

As tags se transformam em links, automaticamente e, ao clicá-las, você verá todos os tweets onde essa mesma hashtag foi citada.


Toda vez que eu vou tweetar um post novo aqui do blog, eu utilizo a tag #dicastwitter para que, além das pessoas saberem o assunto do tweet logo de cara, ainda possam clicar na hashtag e acompanhar as demais dicas que eu já publiquei. Faça o teste clicando aqui.

Ranking das hashtags mais utilizadas: o trending topics é a lista dos termos mais citados no Twitter e como a hashtag serve para unificar vários tweets de diferentes pessoas unidas por um tema, geralmente são elas que aparecem no ranking. Sempre que quiser consultá-la, verifique no menu esquerdo de sua página do Twitter, é lá que elas ficam disponíveis e você ainda pode definir por localização a pesquisa que deseja fazer.

3 comentários:

  1. Na dica importante, acrescente (além da acentuação) pontuação e/ou sinais diacríticos diversos, como o hífen.

    ResponderExcluir
  2. Devidamente esclarecido pela Camila sobre o que seria a hashtag.

    Mas o que eu mais gosto é o simples poder de se passar um sentimento ou explicação através dela, como nas mensagens em que alguém desfia uma bela de uma reclamação sobre algo que incomoda e ao final insere a tag #indignacao. Ou ainda quando reconhece algo que nunca teve coragem de dizer em público e acrescenta a tag #prontofalei.

    O Twitter tem realmente todo um estilo próprio!

    ResponderExcluir
  3. Ola minha chará. Eu adoro o seu blog e ja faz parte dos meu favoritos e a lista esta no meu blog.
    Eu queria saber um site para saber quais dos meus seguidores estao on line.

    Se vc quiser fazer parceria de buttons eu aceito.

    bjs e ate+

    @CamilaBononi

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são moderados.