terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O Twitter nas eleições tucanas em São Paulo

Ano eleitoral ta aí. As eleições ainda estão bem longe (outubro), mas nas redes sociais o clima já está quente. 

Quem acompanha a política paulistana pode perceber que o final de semana foi dos mais agitados para os pré-candidatos a Prefeitura de São Paulo do PSDB. O partido decidiu realizar prévias partidárias para que os próprios militantes decidissem, no voto, quem seria o melhor candidato para disputar as eleições deste ano. 

No páreo estavam @AndreaMatarazzo, @BrunoCovas, @Jose_Anibal e @RicardoTripoli. Mas um fato novo surpreendeu a todos: o ex-governador @JoseSerra_ manifestou interesse em disputar a vaga (e as prévias) e escolheu o Twitter para contar a novidade, em primeira mão. 

Com a saída de Bruno Covas e Andrea Matarazzo para apoiar o ex-governador o cenário tucano mudou e um buzz enorme no Twitter começou a se formar. A reviravolta se tornou  um dos assuntos mais comentados no final de semana entre aqueles que se interessam em política. 

Por meio de uma ferramenta de monitoramento de mídias sociais, monitorei os termos “prévias PSDB” nos dias 25 (sábado), 26 (domingo) e 27 (segunda-feira) de fevereiro e, só nestes dias, mais de 2 mil de tweets foram publicados relacionados a este assunto. Veja o resultado: 


Abaixo, pela nuvem de tags, você consegue ter uma ideia das palavras mais citadas entre os tweets dos últimos dias:


E aí, tem dúvida da importância das redes sociais nas eleições? Se é candidato, corra e trace sua estratégia. É apenas eleitor? Corra e comece a pesquisar quem são os candidatos deste ano e passe a acompanhá-los para saber o que eles estão propondo e, o mais importante, se estão dispostos a se relacionar com os possíveis  eleitores. #FicaDica

Bom, como vocês puderam perceber eu adoro (e trabalho) com mídias sociais, mas sou péssima em infográfico (rs), de qualquer forma, espero que curtam o resultado ;-) @camilamoraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.