segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Agora temos o Twitter no Brasil


Outra gigante pontocom desembarca no Brasil: desde o começo de setembro, o Twitter opera oficialmente no Brasil sob após o nome Twitter Brasil Rede de Informação Ltda. É uma novidade amplamente esperada. A suspeita começou em junho, quando o jornal Financial Times reportou a operação nacional. Um mês depois, a confirmação veio com as primeiras vagas abertas no site de empregos do Twitter – a maioria para posições comerciais.

O caminho do Twitter por aqui é idêntico a outras pontocons, como Netflix e Facebook. No registro na Junta Comercial de São Paulo, o escritório do Twitter fica na Avenida Bernardino de Campos, zona sul da capital. Na verdade, o endereço abriga a consultoria Grant Thornton, especializada em organizar os papéis de empresas estrangeiras interessadas em se fixar por aqui.

O Twitter estava atento ao Brasil desde junho de 2011, quando lançou sua versão em português. O primeiro passo concreto para chegar à América Latina foi dado em maio, ao se aliar à IMS, empresa em Miami que vende para o mercado americano publicidade em sites latino-americanos. Antes do Twitter, a IMS já comercializava campanhas para o UOL e a Folha Online. Não está claro se a parceria será mantida com a operação nacional. 

A abertura do escritório acontece em um momento delicado para o Twitter: o serviço de microblog perdeu 24% da audiência nacional no último ano, segundo dados da consultoria comScore. Em julho do ano passado, 12,9 milhões de brasileiros acessavam o Twitter. Em julho deste ano, o número caiu para 9,7 milhões. É uma tendência exclusiva do Brasil – nos Estados Unidos, o site cresceu 22% no mesmo período.

Li na Época Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.