terça-feira, 24 de maio de 2011

Cinco motivos para não conectar o Twitter ao Facebook

Vamos direto ao ponto. Eu sempre fui contra a publicação do mesmo conteúdo no Twitter e no Facebook e, mesmo assim, publiquei aqui no blog um tutorial a respeito. Teimosa que sou (rs), logo em seguida resolvi fazer um post elencando alguns motivos do porque essa conectividade entre às redes não é a mais interessante. E, óbvio, consultei os universitários (seguidores no Twitter).

Veja  o resultado da "apuração":

1. O facebook não é uma rede "real time" como o Twitter. 

2. São redes com apelos e/ou arquiteturas diferentes: o Twitter com a pergunta "What’s happening? O que está acontecendo?" sugere objetividade e o Facebook com a pergunta "No que você está pensando agora?" sugere discussão. 

3. No twitter estamos acostumados a ver vários tweets sobre o mesmo assunto, imagine seus contatos do Facebook recebendo mensagens uma atrás da outra sobre o mesmo assunto e ocupando seus murais? (Via @ericmessa, mestre no assunto, recomendo seguí-lo)

4. No Facebook você precisa aprovar para que as pessoas sejam suas amigas, então reserve esse espaço para, além de publicar conteúdo interessante, colocar o papo em dia também. No Twitter não, seja objetivo. Twitter não é chat.

5. Se você vai conectar o Twitter ao Facebook significa que você não quer nem se dar ao trabalho de acessar o Facebook para postar, então... pra que manter a página mesmo? :S

Enfim, percebem que os motivos gravitam em torno do mesmo ponto? Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Redes sociais diferentes, pedem conteúdo e número de atualizações diferentes.

Então está aí: para não dizer apenas "quem quer ler tweets vai ao Twitter" aqui estão alguns motivos para você fazer sua opção. Ah, se você tiver algum outro bom motivo, não se acanhe e coloque nos comentários ;-)

13 comentários:

  1. eu complemento o motivo número 1: não sendo real time, o facebook ainda agrupa todos os tweets e não necessariamente serão vistos. Tem que ter interesse. Tendo, mais fácil ir pro twitter de uma vez né? =)

    ResponderExcluir
  2. Quando você conecta foursquare + twitter + facebook, e o facebook também esta conectado ao twitter, você terá postagens duplicadas no seu mural do facebook. Isso também acontece com o instagr.am e soundtracking - ambos apps de iPhone :/

    ResponderExcluir
  3. Seguindo do principio que no Brasil não se pode levar a internet 3g a sério, eu que uso a tal internet tenho que economizar na abertura de páginas.. bom como tenho amigos diferentes nas duas redes (twitter e facebook) preciso twittar nos dois sim.. e com alguns softwares posso economizar de abrir as duas páginas assim travando algum outro download de maior relevância..

    Obrigado pela atenção.. e naveguem com atenção!

    ResponderExcluir
  4. Eu tbém acredito que não seja viável, pois são ferramentas diferentes. Eu havia compartilhado e usei durante algum tempo, depois percebi que atrapalha muito, fica muito poluído.
    abraços
    Priscila Karen
    http://prikaren.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Li o post e percebi que fiz uma grande besteira em integrar o twitter ao Face. Só não sei desfazer.
    Você poderia me orientar?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  6. Gabriel,

    Para desconectar basta vc ir em Configurações > Perfil e no último item (antes do botão de salvar) clique em desconectar.

    Até. :)

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho as duas contas conectadas. Mas creio que, para mim, seria mais viavel se tivesse o contrario.... No face tivesse uma ferramenta para conectar ao twitter........ Tem muita coisa que posto no face que queria que aparecesse no twitter......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, mas o facebook tem essa ferramenta, é só procurar em configurações que vc encontra fácil.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. AFFF SEMPRE CONECTEI AS DUAS CONTAS E NUNCA TIVE NENHUM PROBLEMA. PELO CONTRÁRIO, SEMPRE ACHEI SUPER PRÁTICO E LEGAL. MAS ENFIM, CADA UM PENSA COM BEM ENTENDER.

    ResponderExcluir
  10. Sabe, comigo acontece uma coisa estranha. Tenho um blog WP e incluí um plugin que posta diretamente uma matéria no twitter (o título e um pedacinho do post). Depois, conectei a conta do twitter com meu face, pra postar duplicadamente no meu perfil e na fanpage do blog. Funcionou até dias atrás e depois, nunca mais. Já tentei de tudo, acho que é coisa do twitter...Só pra explicar, fiz isso pra automatizar ao máximo o compartilhamento de conteúdo, já que escrevo no blog com mais 8 autores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Carlos, vários aplicativos de terceiros estão dando um certo probleminha depois que o Twitter atualizou sua API. Talvez seja isso. Boa sorte!

      Excluir

Os comentários deste blog são moderados.